• +55 (11) 2872-1301

Tratamento Clínico e Cirúrgico da Dor

Tratamento Clínico e Cirúrgico para os Transtornos do Movimento

Neurologia Geral

A neurologia é a especialidade médica que trata do estudo, diagnóstico, tratamento e do manejo dos transtornos que afetam o sistema nervoso central e periférico. Entre as principais doenças tratadas pelo neurologista, podemos destacar:

• Dores de cabeça
  • Epilepsias (crises convulsivas),
  • Acidentes vasculares cerebrais,
  • Doenças neurodegenerativas (como Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer),
  • Neuropatias periféricas,
  • Distúrbios do movimento,
  • Doenças autoimunes, entre outras.

É uma especialidade em que a história clínica e um exame neurológico completo e minucioso são fundamentais para o diagnóstico correto. Faz parte do trabalho da neurologia além de diagnosticar e tratar doenças do sistema nervoso, acolher e orientar os pacientes e familiares, ajudando a lidar com as doenças neurológicas e melhorando sempre a qualidade de vida.

Neurologia Cognitiva e do Comportamento

Neurologia cognitiva e do comportamento: A neurologia cognitiva e do comportamento é uma subespecialização da neurologia que trata da avaliação, estudo e manejo das patologias que alteração aspectos cognitivos e comportamentais. Envolve avaliação da cognição (memória, atenção, linguagem, funções executivas, funções visuais e espaciais, cognição social, etc.) e do comportamento em geral (depressão, ansiedade, irritabilidade, apatia, agressividade, etc.), visto sobre a ótica do cérebro.

A especialidade utiliza os avanços da neurociência para entender e explicar doenças que afetam o comportamento humano, como demências (entre elas a Doença de Alzheimer). Além disso, estuda alterações cognitivas e de comportamento em diversas doenças neurológicas e não-neurológicas.

Neuropediatra

É uma especialidade da neurologia. Está relacionada ao diagnóstico e tratamento das desordens do sistema nervoso de recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes. Abrange doenças que afetam o cérebro e suas funções - como disfunções cognitivas e dificuldade escolar -, bem como a medula espinhal, os nervos e os músculos. Alguns exemplos de problemas que competem à especialidade:

• Paralisia cerebral
  • Autismo,
  • TDAH,
  • Cefaleia,
  • Distúrbios do movimento,
  • Epilepsia, entre outras.

Bloqueios

Avaliação Neuropsicológica

Investiga as funções cognitivas (memória, atenção, linguagem e outras) auxiliando no diagnóstico e intervenções necessárias para cada caso.

Geriatria Clínica e Preventiva

Fisiatria

Especialidade médica que diagnostica a incapacidade ou dificuldade em realizar uma função decorrente de doença ou trauma e sua etiologia nas várias áreas:

• Motora
  • Sensitiva
  • Sensorial
  • Psíquica
  • Emocional

A Proposta do médico fisiatra é sugerir tratamento visando habilitar ou reabilitar (readquirir a função que executava antes de sofrer trauma, lesão ou doença) propondo medidas de correção da etiologia da incapacidade se possível (por exemplo mostrar a ergonomia correta na prevenção de dores de coluna ou tendinites). Além dos medicamentos usuais indicamos procedimentos como bloqueios anestésicos e terapias manuais para inativação de pontos gatilhos, acupuntura, aplicação de toxina botulínica para espasticidade e dor e outras terapias adjuvantes ao tratamento visando a melhora global do paciente.

Tóxina Botulinica

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional
Realiza avaliação e diagnóstico terapêutico ocupacional nas áreas de neurologia, traumo-ortopédicas, reumatológicas, e gerontologia. Atua na reabilitação de adultos e idosos que apresentem dificuldades parciais ou totais na realização de suas atividades cotidianas.
Tratamentos:

• Reabilitação Motora.
  • Reabilitação Cognitiva.
  • Treino Funcional de Atividades da Vida Diária.
  • Confecção de Órtese de Membros Superiores.
  • Visita Domiciliar.
  • Terapia de Contensão Induzida.

Reabilitação Fonoaudiologica

A nossa reabilitação inicia-se com diagnóstico fonoaudiológico detalhado, proporcionando intervenções direcionadas e individualizadas com o objetivo de habilitar e/ou reabilitar as funções alteradas, como:

• Disfagias: dificuldade para engolir alimentos e/ou líquidos.
  • Distúrbios da Voz: Disfonias, como rouquidão, voz fraca.
  • Alterações de motricidade orofacial: paralisia facial, ronco, estética facial.
  • Alterações de linguagem: afasias.

Avaliação Fonoaudiologica

Realizamos avaliação e diagnóstico fonoaudiológico nas áreas de disfagia, motricidade orofacial, voz e linguagem em adultos e idosos.

Neurocirurgia Geral

Psicoterapia

Atendimento psicoterápico para adultos e idosos na abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental.

Psiquiatria

Especialidade médica que se ocupa da prevenção e do cuidado dos sofrimentos de ordem psicológica, emocional ou mental. Esse cuidado vem sempre a partir de uma avaliação minuciosa e de um diagnóstico bem feito, a partir de um olhar ao mesmo tempo científico e humano do profissional, a partir do vínculo terapeutico entre médico e paciente. Os principais transtornos incluem depressão, ansiedade, pânico, bipolaridade, insônias, estresse pós-traumático, compulsões, dependências químicas, transtornos de personalidade, anorexia, disforia de gênero, déficit de atenção e hiperatividade, psicoses e demências.